Area Restrita
   ANÁLISES REGIONAIS
         A E2 desenvolve estudos e
        ferramentas para a avaliação de
       desempenho e estabelecimento de
       metas regionais, para adaptação
      regional dos objetivos globais da
     empresa, e para a escolha de áreas
    para expandir os negócios.

Planejamento de expansão
“Ao expandir nossa atuação para outras praças, escolhemos regiões com base apenas em análises qualitativas, sem levar em consideração os indicadores de atratividade existentes.”

Inteligência competitiva
“Avaliamos nosso market share dentro do mercado total, mas não conseguimos medir nosso desempenho em regiões específicas, e não possuímos ferramentas para avaliar a distribuição e diferenças de perfil de fornecedores e consumidores nas diferentes regiões.”

Planejamento de vendas
“A definição de metas para os times regionais de Trade e Marketing são feitas com base em análises qualitativas, sem a objetividade dos processos embasados em indicadores econômicos”

Perfil regional
“A empresa possui amplo leque de produtos em seu portfólio, mas não possui análise técnica para escolher o mix de produtos que melhor atenderia cada uma das regiões do Brasil”

Entenda melhor como as E2 pode ajudar a sua empresa a superar esses desafios.

A E2 desenvolve soluções em análises regionais a partir de benchmarks nacionais e internacionais do mercado de interesse seguido de mapeamento das principais características regionais do mercado por meio de seleção criteriosa de indicadores adequados ao contexto no qual a indústria está inserida. A construção do trabalho por etapas garante consistência de resultados, mesmo para análises bastante segmentadas.

O processo e os resultados são sintetizados em ferramentas quantitativas, permitindo a mensuração precisa dos aspectos relevantes mapeados. Os resultados são entregues de forma transparente e amigável com o objetivo de auxiliar o cliente no alinhamento de estratégias e metas em diferentes partes do país, criar dados objetivos para avaliação de ações de marketing ou definições de estratégias de venda, avaliar mudanças nos mercados associadas ao perfil do consumidor em cada praça, acompanhar o grau de penetração da empresa em cada região de interesse, além de possibilitar a avaliação de oportunidades de negócios (tanto através da ampliação de participação em regiões já atendidas quanto na identificação de potencial de consumo em mercados ainda não explorados).

Veja como a E2 já ajudou alguns de seus clientes.

Case 1

Desafio: Grande empresa do setor de telecomunicações decidiu expandir para novas cidades. Como os investimentos em infraestrutura no setor são elevados, erros na escolha do local do investimento podem gerar prejuízos elevados.

Solução E2: A E2 realizou o diagnóstico socioeconômico das 600 maiores cidades do Brasil, segmentando a população dentro de faixas de renda relevantes e calculando a penetração dos serviços de telecomunicações para cada faixa. Com base em dados macroeconômicos e modelos estatísticos foi possível projetar a evolução da renda e do acesso aos serviços em cada uma das cidades de interesse para os próximos anos.

Impacto: Com base nos estudos da E2, o cliente ganhou objetividade e segurança no processo de escolha de investimentos.

Case 2

Desafio: Grande empresa do setor da construção imobiliária busca avaliar comparativamente diferentes cidades para decisão de local/data de novos lançamentos porque a demanda por grandes empreendimentos imobiliários está diretamente relacionada ao perfil econômico do local da obra, condicionando a taxa de sucesso dos novos lançamentos.

Solução E2: A E2 realizou estudos socioeconômicos detalhados de mais de 50 cidades do Brasil, criando indicadores objetivos que permitiram avaliar de maneira comparativa informações relevantes como características demográficas e nível de renda da população, perspectiva de crescimento econômico e características particulares do mercado de real estate. A construção destes indicadores permitiu a E2 ordenar as cidades estudadas de acordo com o seu grau de atratividade para empreendimentos imobiliários.

Impacto: O estudo da E2 foi essencial para conferir precisão e objetividade na escolha de cidades para novos investimentos.

E2

Rua Cardeal Arcoverde, 2450 - Pinheiros
São Paulo - SP - CEP: 05408-003
Tel: + 55 11 3879 3798